Auxiliadora oferece novo espaço para o contraturno

No dia 15 e abril, o Colégio Nossa senhora Auxiliadora teve a alegria de inaugurar o novo espaço que será utilizado para o Contraturno da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.

O espaço foi pensado e desenhado especialmente para esse segmento, de modo, que as crianças tenham maior interação e possam de fato, sentir-se em casa, mesmo estando na escola. O novo contraturno conta com salas de atividades, sala de leitura, sala de descanso, ateliê, cozinha, refeitório e capela.

Além do espaço específico do contraturno, as crianças podem ainda aproveitar de outros espaços da escola como as quadras, jardim, parque infantil, piscina, biblioteca, sala tecnológicas e outros espaços quando assim, for necessário.

O Projeto de contraturno é uma extensão da sala de aula, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento integral das crianças por meio de atividades diferenciadas com foco em diferentes habilidades.

A rotina do contraturno permite que as crianças sejam sempre acompanhadas e orientadas, tendo um tempo adequado para que as crianças façam sua alimentação, possam dormir ou descansar, realizar as tarefas, manter um ritmo adequado de estudo e leitura e ainda participar ativamente de projetos comuns.

O Contraturno do Auxiliadora é mais do que um espaço seguro em que as crianças estar sendo bem cuidadas, é uma proposta pedagógica diferenciada que tem como base a metodologia do Design for Change, no qual as crianças são motivadas a identificarem os desafios que existem em suas realidades e buscar soluções juntas para transformá-las.

O Design for Change é desenvolvido em três etapas: SENTIR, IMAGINAR, FAZER e COMPARTILHAR. Essas etapas são pensadas e organizadas pela professora com a participação direta das crianças, que podem desenvolver o protagonismo e aprendem novas habilidades por meio do “mão na massa”. É uma metodologia diferenciada que permite trabalhar temáticas importantes de forma leve, participativa e interdisciplinar, ampliando tudo aquilo que as crianças aprendem no turno regular.