Fonoaudiologia educacional inserida na Educação Infantil

Atualmente, especialmente após a pandemia, observa-se um número significativo de crianças enfrentando dificuldades na alfabetização devido a problemas relacionados à comunicação oral, que impactam o processo de aprendizagem. A atuação do Fonoaudiólogo dentro da escola vem sendo cada vez mais solicitada, pela sua competência e habilitação em trabalhar com a prevenção de problemas futuros, realizando rastreio, aplicando avaliação coletiva, realizando estimulação junto à equipe pedagógica, observando e intervindo na estimulação do Desenvolvimento Infantil no decorrer da Aprendizagem.

 

A equipe recebe capacitação do Setor de Fonoaudiologia referente ao Desenvolvimento de Fala e Linguagem, ênfase no trabalho com as Habilidades Metafonológicas junto ao planejamento do professor enfatizando, além de rima, aliteração, segmentação silábica, foco na relação fonema x grafema.

 

A capacitação possibilita ao professor a ter um olhar diferenciado do seu aluno, observando os padrões não esperados para a idade e nível de fala e na aquisição da escrita. No rastreio é possível detectar as alterações da Fala e Linguagem, o desempenho cognitivo (atenção, memória, raciocínio).

 

Observar presença de alterações musculares, na forma do arco dentário, oriundos de hábitos orais por manutenção tardia de chupetas e mamadeira e alterações nas funções de respiração, mastigação e deglutição. Na Ed. Infantil a criança está em fase de crescimento crânio facial; importante os lanches terem qualidade e consistência para estimular ossos e músculos, através da mastigação, nessa fase de transição dentária.

 

O conhecimento especifico do Fonoaudiólogo tem como objetivo somar e auxiliar a equipe escolar na diferenciação do tipo de dificuldade, desenvolver ações, propostas de atividades direcionadas, fazer rodas de conversas com os pais para orientar e esclarecer o que é esperado para cada nível em que o aluno seencontra.

Os rastreios resultam em encaminhamento da criança, quando necessário, para áreas especificas: neurologistas, neuropsicólogos psicopedagogos odontologos psicólogo, otorrinolaringologistas, oftalmologistas…

 

O objetivo é visar sempre o acompanhamento para conseguir da criança um melhor desempenho e avanço no processo de Alfabetização, que é a base para o sucesso continuo da escolaridade.

 

CYBELE MANDETTA FONOAUDIÓLOGA CRFa 5-0037-6 ESPECIALISTA EM MOTRICIDADE ORAL E FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL