Os alunos do 1ºano do Ensino Fundamental serão avaliados de maneira interdisciplinar, com os mesmos critérios utilizados na Educação Infantil.
Os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio serão avaliados de acordo com o que dispõe o Regimento Escolar do Entro Educacional “Nossa Senhora Auxiliadora”.
A avaliação escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento escolar e a apuração da freqüência escolar.
As atividades escolares anuais terão valor máximo de 100 (cem) pontos distribuídos pelos três trimestres letivos conforme segue:
1º trimestre: de 0 a 25 pontos ( zero a vinte e cinco pontos)
2º trimestre: de 0 a 30 pontos (zero a trinta pontos)
3º trimestre: de 0 a 45 pontos (zero a quarenta e cinco pontos).
Durante o ano letivo o aluno obterá pontos que serão acumulados, totalizando o máximo de 100 pontos ao final do ano letivo.
Será considerado APROVADO ao final do ano letivo o aluno que obtiver um total de 60 (sessenta) pontos acumulados e o mínimo de 75% de freqüência.
A Recuperação Paralela integra o próprio processo de trabalho dos educandos no dia a dia da sala de aula, no momento das discussões coletivas, da realização de tarefas em grupos ou individuais. Nestes momentos, o professor pode perceber se os educandos estão ou não se aproximando dos conceitos e habilidades que considera importantes, localizar dificuldades e auxiliar para que elas sejam superadas através de intervenção, questionamentos, complementando informações, buscando novos caminhos que levem à aprendizagem, realizando assim a recuperação de conteúdos.
Para finalizar o processo, o educando realiza em numa nova oportunidade, com data marcada e conteúdos mínimos previstos, uma avaliação escrita. O resultado dessa avaliação substituirá a menor pontuação das avaliações que foram realizadas dentro do 60% da pontuação do trimestre.
O educando que não conseguir 60 pontos acumulados no final do ano letivo em até três componentes curriculares será encaminhado a estudos de recuperação intensiva final.
A recuperação intensiva final constitui um período de aulas ministradas pelo professor do componente curricular sendo seu resultado avaliado na escala de 0 (zero) a 100 pontos.