Sistema de Avaliação Escolar

Sistema de Avaliação Escolar

Os alunos do 1ºano do Ensino Fundamental serão avaliados de maneira interdisciplinar, com os mesmos critérios utilizados na Educação Infantil.


Os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio serão avaliados de acordo com o que dispõe o Regimento Escolar do Entro Educacional “Nossa Senhora Auxiliadora”.


A avaliação escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento escolar e a apuração da freqüência escolar.


As atividades escolares anuais terão valor máximo de 100 (cem) pontos distribuídos pelos três trimestres letivos conforme segue:
1º trimestre: de 0 a 25 pontos ( zero a vinte e cinco pontos)
2º trimestre: de 0 a 30 pontos (zero a trinta pontos)
3º trimestre: de 0 a 45 pontos (zero a quarenta e cinco pontos).


Durante o ano letivo o aluno obterá pontos que serão acumulados, totalizando o máximo de 100 pontos ao final do ano letivo.


Será considerado APROVADO ao final do ano letivo o aluno que obtiver um total de 60 (sessenta) pontos acumulados e o mínimo de 75% de freqüência.


A Recuperação Paralela integra o próprio processo de trabalho dos educandos no dia a dia da sala de aula, no momento das discussões coletivas, da realização de tarefas em grupos ou individuais. Nestes momentos, o professor pode perceber se os educandos estão ou não se aproximando dos conceitos e habilidades que considera importantes, localizar dificuldades e auxiliar para que elas sejam superadas através de intervenção, questionamentos, complementando informações, buscando novos caminhos que levem à aprendizagem, realizando assim a recuperação de conteúdos.


Para finalizar o processo, o educando realiza em numa nova oportunidade, com data marcada e conteúdos mínimos previstos, uma avaliação escrita. O resultado dessa avaliação substituirá a menor pontuação das avaliações que foram realizadas dentro do 60% da pontuação do trimestre.


O educando que não conseguir 60 pontos acumulados no final do ano letivo em até três componentes curriculares será encaminhado a estudos de recuperação intensiva final.


A recuperação intensiva final constitui um período de aulas ministradas pelo professor do componente curricular sendo seu resultado avaliado na escala de 0 (zero) a 100 pontos.