A Biologia no ensino médio: importância e desafios.
A Biologia é uma ciência dinâmica e relativamente nova, se comparada as demais ciências, como Física e Matemática. Esse conceito, como o conhecemos, foi proposto por Gottfried Reinhold Treviranus no século XIX, sendo defendido e disseminado pelo naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck, a partir de 1802 em suas publicações.
O termo “biologia” nasceu da fusão de duas palavras gregas: bios, que significa “vida”, e logos, que significa “estudo”. Portanto, “biologia” significa “o estudo da vida”, ou em outras palavras, o estudo dos seres vivos em todas as suas formas, dimensões e interações. Na prática; a origem dessa ciência remonta à Antiguidade, Aristóteles no século IV a.C., já observava e estudava diversos seres vivos.
Como ciência, a biologia também utiliza princípios matemáticos e estatísticos para analisar e interpretar os dados; possui também uma natureza experimental, devido à complexidade e diversidade da vida, e à incerteza inerente à pesquisa científica.
O ensino de biologia nas escolas, sobretudo no ensino médio, justifica-se pela sua abrangência e importância em nossas vidas, pois através dela podemos compreender melhor a natureza, prevenir e combater doenças, perceber o papel da ciência e da tecnologia, compreender como a ciência colabora para a construção de uma visão do mundo e suas transformações. Contribui também para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia, contribuindo assim na formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes.
Como toda ciência, o seu ensino, sobretudo nos anos iniciais, requer muita habilidade e paciência, pois trata de termos abstratos e complexos para a maioria dos educandos, exigindo ao mesmo tempo memória para uma gama de novos conceitos e raciocínio lógico, para encadear esses conceitos com o cotidiano.
Prof. Newton Miranda