Ler, Interpretar e Conectar: A Literatura como Aliada na Formação Crítica

A Literatura desempenha um papel fundamental no Enem, especialmente na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, na qual cerca de 10 questões abordam temas literários. O exame valoriza principalmente os períodos do Romantismo, Realismo, Modernismo, Simbolismo e Pré-Modernismo, utilizando textos literários como ponto de partida para discussões que conectam passado e presente, arte e sociedade, linguagem e política. Além disso, autores contemporâneos também podem aparecer na prova, e, nesses casos, o próprio enunciado ou os textos de apoio geralmente oferecem os elementos necessários para a interpretação.

 

Para que os alunos se preparem de forma eficiente, é essencial adotar metodologias que desenvolvam a leitura crítica e a capacidade interpretativa. Práticas como a leitura ativa — sublinhar partes importantes, fazer anotações e destacar palavras-chave — são fundamentais. A produção de resumos e esquemas auxilia na organização das informações, enquanto a resolução de exercícios de interpretação, especialmente de provas anteriores do Enem, oferece familiaridade com o estilo das questões.

 

Outro ponto importante é incentivar o contato com uma variedade de textos: notícias, artigos, obras clássicas, contemporâneas e até mesmo canções, podcasts, audiobooks e e-books, ampliando assim o repertório cultural e o vocabulário dos estudantes. Mais do que decorar conteúdos, é crucial compreender o contexto histórico e os temas principais de cada obra e autor, fortalecendo a capacidade de análise crítica — uma habilidade essencial não apenas para o Enem, mas para a formação cidadã dos alunos.

 

Com essas estratégias, o ensino de Literatura se torna não apenas uma preparação para o exame, mas também um meio de formar leitores atentos, críticos e capazes de interpretar o mundo ao seu redor.

 

Nossas aulas no CNSA, além de dinâmicas, oferecem conexões dos textos literários com músicas, filmes, séries e obras artísticas, ampliando o repertório sócio cultural do educando.

 

Prof. Annalies