A aplicação de metodologias ativas, aliada às rotinas de pensamento propostas pela abordagem de aprendizagens visíveis, promove o protagonismo dos estudantes estimulando o pensamento crítico e tornando o processo de ensino-aprendizagem de ciências mais dinâmico e significativo. Assim, as aulas de Ciências podem ser muito mais do que apenas transmitir conhecimento; é possível criar um ambiente de aprendizado criativo e estimulante, onde os alunos se sentem motivados a explorar, descobrir e aprender.
As metodologias ativas são estratégias pedagógicas que incentivam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado. Isso pode incluir atividades como experimentação e investigação, resolução de problemas e desafios, discussões em grupo e debates, projetos e apresentações, entre outras.
As rotinas de pensamento são estratégias que ajudam os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas de análise, síntese e avaliação, por meio de perguntas orientadas, discussões e atividades que incentivam os alunos a pensar criticamente e refletir sobre o que estão aprendendo.
Deste modo, durante as aulas temos um ambiente de aprendizado estimulante e motivador, no qual os alunos se sentem desafiados a aprender e crescer.
Professora Patrícia Barbosa
Ciências, Biologia e Física no EF2 e Trilhas no EM