Cursos

Período Complementar (07h às 12h30)

Período Complementar 

O INSA oferece atendimento de período complementar para os alunos matriculados nos cursos de Educação Infantil (Maternal ao Infantil 3) e Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano).

O objetivo do curso complementar é apoiar a família no contraturno do horário regular, além de proporcionar oportunidades para o desenvolvimento social, emocional e intelectual da criança.

Trabalhamos com projetos diferentes e interativos a cada trimestre com temas que são abordados também no período regular das aulas.

A educação esportiva, da arte e cultura são importantes na formação Salesiana, proporcionando vivências que estimulam os alunos, desenvolvem suas potencialidades, suas habilidades artísticas e esportivas individuais e coletivas e ajudam a construir relações humanas e de amizades.

Além disso, oportuniza hábitos de estudo/pesquisa, incentiva à busca da autonomia, da responsabilidade, propiciando momentos de convívio social, senso de cooperação, cordialidade e cidadania.

Rotina

Nossa rotina está dividida em:

Apoio pedagógico – lição de casa, trabalhos escolares, pesquisas, estudo dirigido, revisão de provas e leitura.

Alimentação – lanche e almoço.

Higiene e descanso.

Atividades diversificadas: culturais (Projetos Pedagógicos) esportivas/recreativas e jogos simbólicos, culinária educativa, artes, brinquedoteca.

 

Contamos com o apoio de ampla infraestrutura de salas ambiente, como:

– Música;
– Brinquedoteca;
– Leitura;
– Matemoteca;
– Quadras poliesportivas;
– Parque Infantil;
– Cantina;
– Espaço Maker;
– Capela.

Acompanhamento do Processo Educativo

Segundo o centro de referências em educação integral, um aspecto muito importante da avaliação em Educação Integral é o olhar ampliado (integral) para o desenvolvimento de competências e habilidades.

Partindo dessa teoria, os registros do período complementar serão realizados por meio de portfólio, que servirão aos pais, acompanharem o progresso dos filhos, e para os filhos desenvolverem a sua autorregulação.

O aluno anotará suas percepções sobre o estudo que está sendo feito; esta é uma maneira de estimular o pensamento crítico e se tornar responsável e organizado com sua atividade.